1º ANO

BLOCO 1 — À DESCOBERTA DE SI MESMO


1. A sua Identificação

• -  Conhecer: 
• — nome(s), próprio(s), nome de família/apelido(s); 
• — sexo, idade; 
• — endereço.

2. Os seus Gostos e Preferências

• Seleccionar jogos e brincadeiras, músicas, frutos, cores, animais… 
• Descrever lugares, actividades e momentos passados com amigos, com familiares, nos seus tempos livres…

3. O seu Corpo

• Identificar características familiares (parecenças com o pai e com a mãe, cor do cabelo, dos olhos…). 
• Reconhecer modificações do seu corpo (peso, altura…). 
• Reconhecer a sua identidade sexual.
• Reconhecer partes constituintes do seu corpo (cabeça, tronco e membros).  
• Representar o seu corpo (desenhos, pinturas, modelagem…).
• Comparar-se com os outros:
• — com os colegas da escola (mais novo/mais velho, mais alto/mais baixo, louro/moreno…); 
• — com os pais e irmãos.

4. A Saúde do seu Corpo

• Reconhecer e aplicar normas de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes…).
• Conhecer normas de higiene alimentar (importância de uma alimentação variada, lavar bem os alimentos que se consomem crus, desvantagem do consumo excessivo de doces, refrigerantes…). 
• Reconhecer a importância de posturas correctas do exercício físico e do repouso para a saúde (estar bem sentado, brincar ao ar livre, deitar cedo…). 
• Conhecer e aplicar normas de vigilância da sua saúde (idas periódicas ao médico, boletim individual de saúde). 

5. A Segurança do seu Corpo

• Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária (caminhar pela esquerda nas estradas, atravessar nas passadeiras, respeitar os semá- foros…). 
• Conhecer e aplicar normas de prevenção de acidentes domésticos: 
• — cuidados a ter com objectos e produtos perigosos (cortantes, contudentes, inflamáveis, corrosivos, tóxicos…); 
• — cuidados a ter com a electricidade; 
• — sinalização relativa à segurança (venenos, electricidade…). 

6. O seu Passado Próximo

• Descrever a sucessão de actos praticados ao longo do dia, da semana…: 
• — localizar no espaço; 
• — localizar numa linha de tempo; 
• — estabelecer relações de anterioridade, posteridade e simultaneidade (antes de, depois de, ao mesmo tempo que); 
• — reconhecer unidades de tempo: dia e semana; 
• — nomear os dias da semana. 

7. As suas Perspetivas para o Futuro Próximo


• O que irá fazer amanhã, no fim-de-semana, nas férias que estão próximas…: 
• — exprimir aspirações; 
• — enunciar projectos.
   
BLOCO 2 — À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES


1. Os Membros da sua Família

• Conhecer os nomes próprios, apelidos, sexo, idade. 
• Estabelecer relações de parentesco (pai, mãe, irmãos, avós). 
• Representar a sua família (pinturas, desenhos…). 


2. Outras Pessoas com quem Mantém Relações Próximas

• Conhecer os nomes, idades, sexo de: 
• — amigos da escola e de fora da escola; 
• — vizinhos; 
• — o(a) professor(a); 
• — outros elementos da escola.


3. A sua Escola 

• A sua classe: 
• — conhecer o número de alunos, horários, regras de funcionamento, fun
 ções dos vários elementos da classe; 
• — participar na organização do trabalho da sala (planificação, avalia- ção…); 
• — participar na arrumação, arranjo e conservação da sala, do mobiliário e dos materiais;
 • — participar na dinâmica do trabalho em grupo e nas responsabilidades da turma. 
• O funcionamento da sua escola:
 • — participar na elaboração de regras; 
• — conhecer direitos e deveres dos alunos, professores e pessoal auxiliar.

BLOCO 3 — À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL


1. Os Seres Vivos do seu Ambiente

• Criar animais e cultivar plantas na sala de aula ou no recinto da escola. 
• Reconhecer alguns cuidados a ter com as plantas e os animais. 
• Reconhecer manifestações da vida vegetal e animal (observar plantas e animais em diferentes fases da sua vida). 

2. Os Aspetos Físicos do Meio Local

• O tempo que faz (registar, de forma elementar e simbólica, as condições atmosféricas diárias). 
• A noite e o dia (comparar a duração do dia e da noite ao longo do ano…).
• Reconhecer diferentes formas sob as quais a água se encontra na natureza (rios, ribeiros, poços…). 

3. Identificar Cores, Sons e Cheiros da Natureza
(das plantas, do solo, do mar, dos cursos de água, dos animais, do vento…)

BLOCO 4 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS


1. A Casa

• Reconhecer os diferentes espaços da casa (salas, quartos, cozinha…).
• Reconhecer as funções desses espaços. 
• Representar a sua casa (desenhos, pinturas…).

2. O Espaço da sua Escola

• Reconhecer os diferentes espaços da sua escola (salas de aula, cantina, recreio, outras dependências). 
• Reconhecer as funções desses espaços.
• Representar a sua escola (desenhos, pinturas…). 

3. Os seus Itinerários

• Descrever os seus itinerários diários (casa/escola, lojas, tempos livres…).
• Representar os seus itinerários (desenhos, pinturas…).

4. Localizar Espaços em Relação a um Ponto de Referência

(perto de/longe de; em frente de/atrás de; dentro de/fora de; entre; ao lado de; à esquerda de/à direita de…)

BLOCO 5 — À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS


1. Realizar Experiência com Alguns Materiais e Objetos de Uso Corrente

(sal, açúcar, leite, madeira, barro, cortiça, areia, papel, cera, objectos variados…) 
• Comparar alguns materiais segundo propriedades simples (forma, textura, cor, sabor, cheiro…).
• Agrupar materiais segundo essas propriedades. 

2. Realizar Experiências com a Água

• Realizar experiências que conduzem à conservação da capacidade/volume, independentemente da forma do objecto. 
• Identificar algumas propriedades físicas da água (incolor, inodora, insípida). • Reconhecer materiais que flutuam e não flutuam. 
• Verificar experimentalmente o efeito da água nas substâncias (molhar, dissolver, tornar moldável…). 

3. Realizar Experiência com o Som

• Identificar sons do seu ambiente imediato.
• Produzir sons (percutindo, soprando, abanando objectos e utilizando instrumentos musicais simples). 

4. Manusear Objetos em Situações Concretas

(tesoura, martelo, sacho, máquina de escrever, gravador, lupa, agrafador, furador…)
• Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização e conservação.





Sem comentários:

Enviar um comentário