BLOCO 1 — À DESCOBERTA DE SI MESMO
BLOCO 3 — À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL
BLOCO 4 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
BLOCO 5 — À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS
1. A sua Identificação
• - Conhecer:
• — nome(s), próprio(s), nome de família/apelido(s);
• — sexo, idade;
• — endereço.
• — nome(s), próprio(s), nome de família/apelido(s);
• — sexo, idade;
• — endereço.
2. Os seus Gostos e Preferências
• Seleccionar jogos e brincadeiras, músicas, frutos, cores, animais…
• Descrever lugares, actividades e momentos passados com amigos, com familiares, nos seus tempos livres…
• Descrever lugares, actividades e momentos passados com amigos, com familiares, nos seus tempos livres…
3. O seu Corpo
• Identificar características familiares (parecenças com o pai e com a mãe, cor do cabelo, dos olhos…).
• Reconhecer modificações do seu corpo (peso, altura…).
• Reconhecer a sua identidade sexual.
• Reconhecer partes constituintes do seu corpo (cabeça, tronco e membros).
• Representar o seu corpo (desenhos, pinturas, modelagem…).
• Comparar-se com os outros:
• — com os colegas da escola (mais novo/mais velho, mais alto/mais baixo, louro/moreno…);
• — com os pais e irmãos.
• Reconhecer modificações do seu corpo (peso, altura…).
• Reconhecer a sua identidade sexual.
• Reconhecer partes constituintes do seu corpo (cabeça, tronco e membros).
• Representar o seu corpo (desenhos, pinturas, modelagem…).
• Comparar-se com os outros:
• — com os colegas da escola (mais novo/mais velho, mais alto/mais baixo, louro/moreno…);
• — com os pais e irmãos.
4. A Saúde do seu Corpo
• Reconhecer e aplicar normas de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes…).
• Conhecer normas de higiene alimentar (importância de uma alimentação variada, lavar bem os alimentos que se consomem crus, desvantagem do consumo excessivo de doces, refrigerantes…).
• Reconhecer a importância de posturas correctas do exercício físico e do repouso para a saúde (estar bem sentado, brincar ao ar livre, deitar cedo…).
• Conhecer e aplicar normas de vigilância da sua saúde (idas periódicas ao médico, boletim individual de saúde).
• Conhecer normas de higiene alimentar (importância de uma alimentação variada, lavar bem os alimentos que se consomem crus, desvantagem do consumo excessivo de doces, refrigerantes…).
• Reconhecer a importância de posturas correctas do exercício físico e do repouso para a saúde (estar bem sentado, brincar ao ar livre, deitar cedo…).
• Conhecer e aplicar normas de vigilância da sua saúde (idas periódicas ao médico, boletim individual de saúde).
5. A Segurança do seu Corpo
• Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária (caminhar pela esquerda nas estradas, atravessar nas passadeiras, respeitar os semá- foros…).
• Conhecer e aplicar normas de prevenção de acidentes domésticos:
• — cuidados a ter com objectos e produtos perigosos (cortantes, contudentes, inflamáveis, corrosivos, tóxicos…);
• — cuidados a ter com a electricidade;
• — sinalização relativa à segurança (venenos, electricidade…).
• Conhecer e aplicar normas de prevenção de acidentes domésticos:
• — cuidados a ter com objectos e produtos perigosos (cortantes, contudentes, inflamáveis, corrosivos, tóxicos…);
• — cuidados a ter com a electricidade;
• — sinalização relativa à segurança (venenos, electricidade…).
6. O seu Passado Próximo
• Descrever a sucessão de actos praticados ao longo do dia, da semana…:
• — localizar no espaço;
• — localizar numa linha de tempo;
• — estabelecer relações de anterioridade, posteridade e simultaneidade (antes de, depois de, ao mesmo tempo que);
• — reconhecer unidades de tempo: dia e semana;
• — nomear os dias da semana.
• — localizar no espaço;
• — localizar numa linha de tempo;
• — estabelecer relações de anterioridade, posteridade e simultaneidade (antes de, depois de, ao mesmo tempo que);
• — reconhecer unidades de tempo: dia e semana;
• — nomear os dias da semana.
7. As suas Perspetivas para o Futuro Próximo
BLOCO 2 — À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
• O que irá fazer amanhã, no fim-de-semana, nas férias que estão próximas…:
• — exprimir aspirações;
• — enunciar projectos.
1. Os Membros da sua Família
• Conhecer os nomes próprios, apelidos, sexo, idade.
• Estabelecer relações de parentesco (pai, mãe, irmãos, avós).
• Representar a sua família (pinturas, desenhos…).
2. Outras Pessoas com quem Mantém Relações Próximas
• Conhecer os nomes, idades, sexo de:
• — amigos da escola e de fora da escola;
• — vizinhos;
• — o(a) professor(a);
• — outros elementos da escola.
3. A sua Escola
• A sua classe:
• — conhecer o número de alunos, horários, regras de funcionamento, fun
ções dos vários elementos da classe;
• — participar na organização do trabalho da sala (planificação, avalia-
ção…);
• — participar na arrumação, arranjo e conservação da sala, do mobiliário e
dos materiais;
• — participar na dinâmica do trabalho em grupo e nas responsabilidades
da turma.
• O funcionamento da sua escola:
• — participar na elaboração de regras;
• — conhecer direitos e deveres dos alunos, professores e pessoal auxiliar.
1. Os Seres Vivos do seu Ambiente
• Criar animais e cultivar plantas na sala de aula ou no recinto da escola.
• Reconhecer alguns cuidados a ter com as plantas e os animais.
• Reconhecer manifestações da vida vegetal e animal (observar plantas e
animais em diferentes fases da sua vida).
2. Os Aspetos Físicos do Meio Local
• O tempo que faz (registar, de forma elementar e simbólica, as condições
atmosféricas diárias).
• A noite e o dia (comparar a duração do dia e da noite ao longo do ano…).
• Reconhecer diferentes formas sob as quais a água se encontra na natureza
(rios, ribeiros, poços…).
3. Identificar Cores, Sons e Cheiros da Natureza
(das plantas, do solo, do mar, dos cursos de água, dos animais, do vento…)
BLOCO 4 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
1. A Casa
• Reconhecer os diferentes espaços da casa (salas, quartos, cozinha…).
• Reconhecer as funções desses espaços.
• Representar a sua casa (desenhos, pinturas…).
2. O Espaço da sua Escola
• Reconhecer os diferentes espaços da sua escola (salas de aula, cantina,
recreio, outras dependências).
• Reconhecer as funções desses espaços.
• Representar a sua escola (desenhos, pinturas…).
3. Os seus Itinerários
• Descrever os seus itinerários diários (casa/escola, lojas, tempos livres…).
• Representar os seus itinerários (desenhos, pinturas…).
4. Localizar Espaços em Relação a um Ponto de Referência
(perto de/longe de; em frente de/atrás de; dentro de/fora de; entre; ao lado
de; à esquerda de/à direita de…)
BLOCO 5 — À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS
1. Realizar Experiência com Alguns Materiais e Objetos de Uso Corrente
(sal, açúcar, leite, madeira, barro, cortiça, areia, papel, cera, objectos variados…)
• Comparar alguns materiais segundo propriedades simples (forma, textura,
cor, sabor, cheiro…).
• Agrupar materiais segundo essas propriedades.
2. Realizar Experiências com a Água
• Realizar experiências que conduzem à conservação da capacidade/volume,
independentemente da forma do objecto.
• Identificar algumas propriedades físicas da água (incolor, inodora, insípida).
• Reconhecer materiais que flutuam e não flutuam.
• Verificar experimentalmente o efeito da água nas substâncias (molhar, dissolver,
tornar moldável…).
3. Realizar Experiência com o Som
• Identificar sons do seu ambiente imediato.
• Produzir sons (percutindo, soprando, abanando objectos e utilizando instrumentos
musicais simples).
4. Manusear Objetos em Situações Concretas
(tesoura, martelo, sacho, máquina de escrever, gravador, lupa, agrafador,
furador…)
• Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização e conservação.
Sem comentários:
Enviar um comentário