4º ANO

BLOCO 1 — À DESCOBERTA DE SI MESMO


1. O seu Corpo

• Os ossos: 
• — reconhecer a existência dos ossos; 
• — reconhecer a sua função (suporte e protecção); 
• — observar em representações do corpo humano. 
• Os músculos: 
• — reconhecer a existência dos músculos; 
• — reconhecer a sua função (movimentos, suporte…); 
• — observar em representações dos músculos humanos.
• A pele: 
• — identificar a função de protecção da pele.

 2. A Segurança do seu Corpo

 • Identificar alguns cuidados a ter com a exposição ao sol.
 • Conhecer algumas regras de primeiros socorros: 
• — conhecer algumas medidas elementares a ter em conta em casos de queimaduras solares, fracturas e distensões. 
• Conhecer e aplicar regras de prevenção de incêndios (nas habitações, locais públicos, florestas…).
 • Conhecer regras de segurança anti-sísmicas (prevenção e comportamentos a ter durante e depois de um sismo).

BLOCO 2 — À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

1. O Passado do Meio Local

• Pesquisar sobre o passado de uma instituição local (escola, autarquia, instituições religiosas, associações…): 
• — recorrer a fontes orais e documentais para a reconstituição do passado da instituição.

2. O Passado Nacional

• Conhecer personagens e factos da história nacional com relevância para o meio local (batalha ocorrida em local próximo, reis que concederam forais a localidades da região…). 
• Conhecer os factos históricos que se relacionam com os feriados nacionais e seu significado. 
• Recolher dados sobre aspectos da vida quotidiana de tempo em que ocorreram esses factos. 
• Localizar os factos e as datas estudados no friso cronológico da História de Portugal. 
• Conhecer unidades de tempo: o século. 

3. Reconhecer Símbolos Nacionais

• Bandeira nacional. 
• Hino nacional.

BLOCO 3 — À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL


1. Aspetos Físicos do Meio

• Reconhecer e observar fenómenos: 
• — de condensação (nuvens, nevoeiro, orvalho); 
• — de solidificação (neve, granizo, geada); 
• — de precipitação (chuva, neve, granizo). 
• Realizar experiências que representem fenómenos de:
• — evaporação;
• — condensação;
• — solidificação;
• — precipitação. 
• Compreender que a água das chuvas se infiltra no solo dando origem a lençóis de água.
• Reconhecer nascentes e cursos de água. 





2. Os Astros

• Constatar a forma da Terra através de fotografias, ilustrações… 
• Observar e representar os aspectos da Lua nas diversas fases. 
• Observar num modelo o sistema solar.

3. Aspetos Físicos de Portugal 

• Identificar os maiores rios (Tejo, Douro, Guadiana, Mondego, Sado): 
• — localizar no mapa de Portugal; 
• — observar directa ou indirectamente (fotografias, ilustrações…). 
• Identificar as maiores elevações (Pico, Serra da Estrela, Pico do Areeiro): 
• — localizar no mapa de Portugal;
• — observar directa ou indirectamente (fotografias, ilustrações…).

BLOCO 4 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS


1. O Contacto Entre a Terra e o Mar 

• Observar directa ou indirectamente: 
• — alguns aspectos da costa (praias, arribas, dunas, cabos…);
 • — alguns aspectos da costa portuguesa («Ria» de Aveiro, Cabo Carvoeiro, Cabo da Roca, Estuário do Tejo e do Sado, Ponta de Sagres). 
• Localizar no mapa de Portugal.
 • Localizar em mapas ilhas e arquipélagos (Açores e Madeira). 
• Localizar no planisfério e no globo os continentes e os oceanos. 
• Reconhecer o Oceano Atlântico como fronteira marítima de Portugal. 
• Observar a acção do mar sobre a costa. 
• Observar as marés. 
• Observar e recolher seres vivos e materiais encontrados na praia. 
• Identificar a sinalização das costas (faróis, sinais sonoros, bóias de sinalização…). 

2. Os Aglomerados Populacionais

• Reconhecer aglomerados populacionais (aldeias, vilas e cidades). 
• Identificar as cidades do seu distrito: 
• — localizar no mapa. 
• Localizar no mapa a capital do País. 
• Localizar as capitais de distrito. 

3. Portugal na Europa e no Mundo

• Localizar Portugal no mapa da Europa, no planisfério e no globo. 
• Reconhecer a fronteira terrestre com a Espanha. 
• Localizar no planisfério e no globo os países lusófonos. 
• Fazer o levantamento de países onde os alunos tenham familiares emigrados.

BLOCO 5 — À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS


1. Realizar Experiências com Alguns Materiais e Objetos de Uso Corrente

(sal, açúcar, leite, madeira, barro, rochas, cortiça, areia, papel, cera, objectos variados…) 
• Classificar os materiais em sólidos, líquidos e gasosos segundo as suas propriedades. 
• Observar o comportamento dos materiais face à variação da temperatura (fusão, solidificação, dilatação…). 
• Realizar experiências que envolvam mudanças de estado. 

2. Realizar Experiências com a Água

 • Realizar experiências que permitam constatar o princípio dos vasos comunicantes (construir um repuxo).
 • Observar os efeitos da temperatura sobre a água (ebulição, evaporação, solidificação, fusão e condensação). 

3. Realizar Experiências com a Eletricidade

• Produzir electricidade por fricção entre objectos. 
• Realizar experiências simples com pilhas, lâmpadas, fios e outros materiais condutores e não condutores. 
• Construir circuitos eléctricos simples (alimentados por pilhas).

4. Realizar Experiências com o Ar

• Reconhecer, através de experiências, a existência do oxigénio no ar (combustões). 
• Reconhecer, através de experiências, a pressão atmosférica (pipetas, conta-gotas, palhinhas de refresco…). 

5. Realizar Experiências com o Som 

• Realizar experiências, de transmissão do som através dos sólidos, líquidos e gases (construir um telefone de cordel, campainha dentro de um recipiente com água…). 

6. Manusear Objetos em Situações Concretas

(tesoura, martelo, sacho, serrote, máquina fotográfica e de escrever, gravador, retroprojetor, projector de diapositivos, lupa, bússola, microscópio…) 
• Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização e conservação.
 • Reconhecer a importância da leitura das instruções e/ou normas de utilização.

BLOCO 6 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE


1. Principais Atividades Produtivas Nacionais

• Reconhecer a agricultura, pecuária, silvicultura, pesca, indústria, comércio e serviços como actividades económicas importantes em Portugal. 
• Identificar os principais produtos agrícolas portugueses (vinho, azeite, frutos, cereais, cortiça…). 
• Identificar os principais produtos da floresta portuguesa (madeira, resina…).
• Identificar os principais produtos ligados à pecuária (produção de carne, ovos, leite…). 
• Identificar os principais produtos da indústria portuguesa (têxteis, calçado, pasta de papel, conservas, derivados de cortiça…). 

2. A Qualidade do Ambiente

• A qualidade do ambiente próximo: 
• — identificar e observar alguns factores que contribuem para a degradação do meio próximo (lixeiras, indústrias poluentes, destruição do património histórico…); 
• — enumerar possíveis soluções; 
• — identificar e participar em formas de promoção do ambiente. 
• - A qualidade do ar:
• — reconhecer os efeitos da poluição atmosférica (efeito
de estufa, a rarefacção do ozono, chuvas ácidas…);
• — reconhecer a importância das florestas para a qualidade do ar. 
• - A qualidade da água:
• — reconhecer algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, fluentes industriais, marés negras…).
• - Reconhecer algumas formas de poluição sonora (fábricas, automóveis, motos…): 
• — identificar alguns efeitos prejudiciais do ruído.
• - Identificar alguns desequilíbrios ambientais provocados pela actividade humana: 
• — extinção de recursos;
• — extinção de espécies animais e vegetais; 
• — reconhecer a importância das reservas e parques naturais

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