BLOCO 1 — À DESCOBERTA DE SI MESMO
1. O seu Corpo
• Os ossos:
• — reconhecer a existência dos ossos;
• — reconhecer a sua função (suporte e protecção);
• — observar em representações do corpo humano.
• Os músculos:
• — reconhecer a existência dos músculos;
• — reconhecer a sua função (movimentos, suporte…);
• — observar em representações dos músculos humanos.
• A pele:
• — identificar a função de protecção da pele.
2. A Segurança do seu Corpo
• Identificar alguns cuidados a ter com a exposição ao sol.
• Conhecer algumas regras de primeiros socorros:
• — conhecer algumas medidas elementares a ter em conta em casos de
queimaduras solares, fracturas e distensões.
• Conhecer e aplicar regras de prevenção de incêndios (nas habitações,
locais públicos, florestas…).
• Conhecer regras de segurança anti-sísmicas (prevenção e comportamentos
a ter durante e depois de um sismo).
BLOCO 2 — À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
BLOCO 3 — À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL
1. O Passado do Meio Local
• Pesquisar sobre o passado de uma instituição local (escola, autarquia,
instituições religiosas, associações…):
• — recorrer a fontes orais e documentais para a reconstituição do passado
da instituição.
2. O Passado Nacional
• Conhecer personagens e factos da história nacional com relevância
para o meio local (batalha ocorrida em local próximo, reis que concederam
forais a localidades da região…).
• Conhecer os factos históricos que se relacionam com os feriados nacionais
e seu significado.
• Recolher dados sobre aspectos da vida quotidiana de tempo em que
ocorreram esses factos.
• Localizar os factos e as datas estudados no friso cronológico da História
de Portugal.
• Conhecer unidades de tempo: o século.
3. Reconhecer Símbolos Nacionais
• Bandeira nacional.
• Hino nacional.
BLOCO 3 — À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL
1. Aspetos Físicos do Meio
• Reconhecer e observar fenómenos:
• — de condensação (nuvens, nevoeiro, orvalho);
• — de solidificação (neve, granizo, geada);
• — de precipitação (chuva, neve, granizo).
• Realizar experiências que representem fenómenos de:
• — evaporação;
• — condensação;
• — solidificação;
• — precipitação.
• Compreender que a água das chuvas se infiltra no solo dando origem a
lençóis de água.
• Reconhecer nascentes e cursos de água.
2. Os Astros
• Constatar a forma da Terra através de fotografias, ilustrações…
• Observar e representar os aspectos da Lua nas diversas fases.
• Observar num modelo o sistema solar.
3. Aspetos Físicos de Portugal
• Identificar os maiores rios (Tejo, Douro, Guadiana, Mondego, Sado):
• — localizar no mapa de Portugal;
• — observar directa ou indirectamente (fotografias, ilustrações…).
• Identificar as maiores elevações (Pico, Serra da Estrela, Pico do Areeiro):
• — localizar no mapa de Portugal;
• — observar directa ou indirectamente (fotografias, ilustrações…).
BLOCO 4 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
1. O Contacto Entre a Terra e o Mar
• Observar directa ou indirectamente:
• — alguns aspectos da costa (praias, arribas, dunas, cabos…);
• — alguns aspectos da costa portuguesa («Ria» de Aveiro, Cabo
Carvoeiro, Cabo da Roca, Estuário do Tejo e do Sado, Ponta de
Sagres).
• Localizar no mapa de Portugal.
• Localizar em mapas ilhas e arquipélagos (Açores e Madeira).
• Localizar no planisfério e no globo os continentes e os oceanos.
• Reconhecer o Oceano Atlântico como fronteira marítima de Portugal.
• Observar a acção do mar sobre a costa.
• Observar as marés.
• Observar e recolher seres vivos e materiais encontrados na praia.
• Identificar a sinalização das costas (faróis, sinais sonoros, bóias de sinalização…).
2. Os Aglomerados Populacionais
• Reconhecer aglomerados populacionais (aldeias, vilas e cidades).
• Identificar as cidades do seu distrito:
• — localizar no mapa.
• Localizar no mapa a capital do País.
• Localizar as capitais de distrito.
3. Portugal na Europa e no Mundo
• Localizar Portugal no mapa da Europa, no planisfério e no globo.
• Reconhecer a fronteira terrestre com a Espanha.
• Localizar no planisfério e no globo os países lusófonos.
• Fazer o levantamento de países onde os alunos tenham familiares emigrados.
BLOCO 5 — À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS
1. Realizar Experiências com Alguns Materiais e Objetos de Uso Corrente
(sal, açúcar, leite, madeira, barro, rochas, cortiça, areia, papel, cera, objectos
variados…)
• Classificar os materiais em sólidos, líquidos e gasosos segundo as suas
propriedades.
• Observar o comportamento dos materiais face à variação da temperatura
(fusão, solidificação, dilatação…).
• Realizar experiências que envolvam mudanças de estado.
2. Realizar Experiências com a Água
• Realizar experiências que permitam constatar o princípio dos vasos comunicantes
(construir um repuxo).
• Observar os efeitos da temperatura sobre a água (ebulição, evaporação,
solidificação, fusão e condensação).
3. Realizar Experiências com a Eletricidade
• Produzir electricidade por fricção entre objectos.
• Realizar experiências simples com pilhas, lâmpadas, fios e outros materiais
condutores e não condutores.
• Construir circuitos eléctricos simples (alimentados por pilhas).
4. Realizar Experiências com o Ar
• Reconhecer, através de experiências, a existência do oxigénio no ar (combustões).
• Reconhecer, através de experiências, a pressão atmosférica (pipetas,
conta-gotas, palhinhas de refresco…).
5. Realizar Experiências com o Som
• Realizar experiências, de transmissão do som através dos sólidos,
líquidos e gases (construir um telefone de cordel, campainha dentro de
um recipiente com água…).
6. Manusear Objetos em Situações Concretas
(tesoura, martelo, sacho, serrote, máquina fotográfica e de escrever, gravador,
retroprojetor, projector de diapositivos, lupa, bússola, microscópio…)
• Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização e conservação.
• Reconhecer a importância da leitura das instruções e/ou normas de utilização.
BLOCO 6 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE
1. Principais Atividades Produtivas Nacionais
• Reconhecer a agricultura, pecuária, silvicultura, pesca, indústria, comércio
e serviços como actividades económicas importantes em Portugal.
• Identificar os principais produtos agrícolas portugueses (vinho, azeite, frutos,
cereais, cortiça…).
• Identificar os principais produtos da floresta portuguesa (madeira,
resina…).
• Identificar os principais produtos ligados à pecuária (produção de carne,
ovos, leite…).
• Identificar os principais produtos da indústria portuguesa (têxteis, calçado, pasta de papel, conservas, derivados de cortiça…).
2. A Qualidade do Ambiente
• A qualidade do ambiente próximo:
• — identificar e observar alguns factores que contribuem para a degradação do meio próximo (lixeiras, indústrias poluentes, destruição do
património histórico…);
• — enumerar possíveis soluções;
• — identificar e participar em formas de promoção do ambiente.
• - A qualidade do ar:
• — reconhecer os efeitos da poluição atmosférica (efeito
de estufa, a rarefacção
do ozono, chuvas ácidas…);
• — reconhecer a importância das florestas para a qualidade do ar.
• - A qualidade da água:
• — reconhecer algumas formas de poluição dos cursos de água e dos
oceanos (esgotos, fluentes industriais, marés negras…).
• - Reconhecer algumas formas de poluição sonora (fábricas, automóveis,
motos…):
• — identificar alguns efeitos prejudiciais do ruído.
• - Identificar alguns desequilíbrios ambientais provocados pela actividade
humana:
• — extinção de recursos;
• — extinção de espécies animais e vegetais;
• — reconhecer a importância das reservas e parques naturais
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