BLOCO 1 — À DESCOBERTA DE SI MESMO
BLOCO 2 — À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
BLOCO 3 — À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL
BLOCO 4 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
BLOCO 5 — À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS
1. O Passado mais Longínquo da Criança
• Reconhecer datas e factos (data de nascimento, quando começou a andar
e a falar…):
• — localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos;
• — reconhecer unidades de tempo: o mês e o ano;
• — identificar o ano comum e o ano bissexto.
• Localizar, em mapas, o local do nascimento, locais onde tenha vivido anteriormente
ou tenha passado férias…
2. As suas Perspectivas para um Futuro mais longínquo
• O que irá fazer nas férias grandes, no ano que vem:
• — exprimir aspirações;
• — enunciar projectos.
3. O seu Corpo
• Os órgãos dos sentidos:
• — localizar, no corpo, os órgãos dos sentidos;
• — distinguir objectos pelo cheiro, sabor, textura, forma…;
• — distinguir sons, cheiros e cores do ambiente que o cerca (vozes, ruídos
de máquinas, cores e cheiros de flores…).
• Reconhecer modificações do seu corpo (queda dos dentes de leite e nascimento
da dentição definitiva…).
4. A Saúde do seu Corpo
• Conhecer e aplicar normas de:
• — higiene do corpo (hábitos de higiene diária);
• — higiene alimentar (identificação dos alimentos indispensáveis a uma
vida saudável, importância da água potável, verificação do prazo de
validade dos alimentos…);
• — higiene do vestuário;
• — higiene dos espaços de uso colectivo (habitação, escola, ruas…).
• Identificar alguns cuidados a ter com a visão e a audição (não ler às escuras,
ver televisão a uma distância correcta, evitar sons de intensidade
muito elevada…).
• Reconhecer a importância da vacinação para a saúde.
5. A Segurança do seu Corpo
• Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária (sinais de trânsito
úteis para o dia-a-dia da criança: sinais de peões, pistas de bicicletas, passagens
de nível…).
• Identificar alguns cuidados na utilização:
• — dos transportes públicos;
• — de passagens de nível.
• Conhecer e aplicar regras de segurança na praia, nos rios, nas piscinas.
BLOCO 2 — À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
1. O Passado Próximo Familiar
• Reconhecer datas e factos (aniversários, festas…):
• — localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos.
• Localizar, em mapas ou plantas: local de nascimento, habitação, trabalho,
férias…
2. A Vida em Sociedade
• Conhecer e aplicar algumas regras de convivência social.
• Respeitar os interesses individuais e colectivos.
• Conhecer e aplicar formas de harmonização de conflitos: diálogo, consenso,
votação.
3. Modos de Vida e Funções de Alguns Membros da Sociedade
(merceeiro, médico, agricultor, sapateiro, operário, carteiro…)
• Contactar e descrever em termos de:
• — idade;
• — sexo;
• — o que fazem;
• — onde trabalham;
• — como trabalham…
4. Instituições e Serviços Existentes na Comunidade
• Contactar e recolher dados sobre colectividades, serviços de saúde, correios,
bancos, organizações religiosas, autarquias…
BLOCO 3 — À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL
1. Os Seres Vivos do seu Ambiente
• Observar e identificar algumas plantas mais comuns existentes no
ambiente próximo:
• — plantas espontâneas;
• — plantas cultivadas;
• — reconhecer diferentes ambientes onde vivem as plantas;
• — conhecer partes constitutivas das plantas mais comuns (raiz, caule,
folhas, flores e frutos);
• — registar variações do aspecto, ao longo do ano, de um arbusto ou
de uma árvore.
• Observar e identificar alguns animais mais comuns existentes no ambiente
próximo:
• — animais selvagens;
• — animais domésticos;
• — reconhecer diferentes ambientes onde vivem os animais (terra,
água, ar);
• — reconhecer características externas de alguns animais (corpo
coberto de penas, pêlos, escamas, bico, garras…);
• — recolher dados sobre o modo de vida desses animais (o que
comem, como se reproduzem, como se deslocam…).
2. Os Aspetos Físicos do Meio Local
• O tempo que faz (registar as condições atmosféricas diárias).
• Reconhecer alguns estados do tempo (chuvoso, quente, frio, ventoso…).
• Relacionar as estações do ano com os estados do tempo característicos.
• Reconhecer a existência do ar (realizar experiências).
• Reconhecer o ar em movimento (vento, correntes de ar…).
3. Conhecer Aspetos Físicos e Seres Vivos de Outras Regiões ou Países
BLOCO 4 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
1. Os seus Itinerários
• Descrever os seus itinerários diários (casa/escola, lojas…).
• Localizar os pontos de partida e chegada.
• Traçar o itinerário na planta do bairro ou da localidade.
2. Os Meios de Comunicação
• Distinguir diferentes tipos de transportes utilizados na sua comunidade.
• Conhecer outros tipos de transportes.
• Reconhecer tipos de comunicação pessoal (correio, telefone…).
• Reconhecer tipos de comunicação social (jornais, rádio, televisão…).
BLOCO 5 — À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS
1. Realizar Experiências com alguns Materiais e Objetos de Uso Corrente
(sal, açúcar, vidro, madeira, barro, areia, cortiça, papel, cera, objectos variados…)
• Comparar materiais segundo algumas das suas propriedades (flexibilidade,
resistência, solubilidade, dureza, transparência, combustibilidade…).
• Agrupar materiais segundo essas propriedades.
• Relacionar essas propriedades com a utilidade dos materiais.
• Identificar a sua origem (natural/artificial).
2. Realizar Experiências com o Ar
• Reconhecer a existência do ar (balões, seringas…).
• Reconhecer que o ar tem peso (usar balões e bolas com ar e vazios).
• Experimentar o comportamento de objectos em presença de ar quente e
de ar frio (objectos leves sobre um calorífero, balões de S. João…).
3. Manusear Objetos em Situações Concretas
(tesoura, martelo, sacho, serrote, máquina de escrever, gravador, lupa, agrafador,
furador…)
• Reconhecer a sua utilidade.
• Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização.
Sem comentários:
Enviar um comentário