2º ANO

BLOCO 1 — À DESCOBERTA DE SI MESMO


1. O Passado mais Longínquo da Criança

• Reconhecer datas e factos (data de nascimento, quando começou a andar e a falar…): 
• — localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos;
• — reconhecer unidades de tempo: o mês e o ano; 
• — identificar o ano comum e o ano bissexto. 
• Localizar, em mapas, o local do nascimento, locais onde tenha vivido anteriormente ou tenha passado férias… 


2. As suas Perspectivas para um Futuro mais longínquo

 • O que irá fazer nas férias grandes, no ano que vem:
 • — exprimir aspirações;
 • — enunciar projectos.


3. O seu Corpo 

• Os órgãos dos sentidos: 
• — localizar, no corpo, os órgãos dos sentidos; 
• — distinguir objectos pelo cheiro, sabor, textura, forma…;
• — distinguir sons, cheiros e cores do ambiente que o cerca (vozes, ruídos de máquinas, cores e cheiros de flores…). 
• Reconhecer modificações do seu corpo (queda dos dentes de leite e nascimento da dentição definitiva…). 


4. A Saúde do seu Corpo

• Conhecer e aplicar normas de: 
• — higiene do corpo (hábitos de higiene diária);
• — higiene alimentar (identificação dos alimentos indispensáveis a uma vida saudável, importância da água potável, verificação do prazo de validade dos alimentos…);
• — higiene do vestuário; 
• — higiene dos espaços de uso colectivo (habitação, escola, ruas…).
• Identificar alguns cuidados a ter com a visão e a audição (não ler às escuras, ver televisão a uma distância correcta, evitar sons de intensidade muito elevada…). 
• Reconhecer a importância da vacinação para a saúde. 


5. A Segurança do seu Corpo

• Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária (sinais de trânsito úteis para o dia-a-dia da criança: sinais de peões, pistas de bicicletas, passagens de nível…). 
• Identificar alguns cuidados na utilização:
• — dos transportes públicos; 
• — de passagens de nível.
• Conhecer e aplicar regras de segurança na praia, nos rios, nas piscinas.

BLOCO 2 — À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES


1. O Passado Próximo Familiar

• Reconhecer datas e factos (aniversários, festas…):
 • — localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos. 
• Localizar, em mapas ou plantas: local de nascimento, habitação, trabalho, férias… 

2. A Vida em Sociedade

• Conhecer e aplicar algumas regras de convivência social.
 • Respeitar os interesses individuais e colectivos. 
• Conhecer e aplicar formas de harmonização de conflitos: diálogo, consenso, votação. 

3. Modos de Vida e Funções de Alguns Membros da Sociedade

 (merceeiro, médico, agricultor, sapateiro, operário, carteiro…) 
• Contactar e descrever em termos de: 
• — idade; 
• — sexo; 
• — o que fazem; 
• — onde trabalham; 
• — como trabalham…

 4. Instituições e Serviços Existentes na Comunidade

 • Contactar e recolher dados sobre colectividades, serviços de saúde, correios, bancos, organizações religiosas, autarquias…

BLOCO 3 — À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL


1. Os Seres Vivos do seu Ambiente 

• Observar e identificar algumas plantas mais comuns existentes no ambiente próximo: 
• — plantas espontâneas; 
• — plantas cultivadas; 
• — reconhecer diferentes ambientes onde vivem as plantas; 
• — conhecer partes constitutivas das plantas mais comuns (raiz, caule, folhas, flores e frutos); 
• — registar variações do aspecto, ao longo do ano, de um arbusto ou de uma árvore. 
• Observar e identificar alguns animais mais comuns existentes no ambiente próximo: 
• — animais selvagens; 
• — animais domésticos; 
• — reconhecer diferentes ambientes onde vivem os animais (terra, água, ar); 
• — reconhecer características externas de alguns animais (corpo coberto de penas, pêlos, escamas, bico, garras…); 
• — recolher dados sobre o modo de vida desses animais (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam…).

2. Os Aspetos Físicos do Meio Local 

• O tempo que faz (registar as condições atmosféricas diárias). 
• Reconhecer alguns estados do tempo (chuvoso, quente, frio, ventoso…). 
• Relacionar as estações do ano com os estados do tempo característicos. 
• Reconhecer a existência do ar (realizar experiências). 
• Reconhecer o ar em movimento (vento, correntes de ar…). 

3. Conhecer Aspetos Físicos e Seres Vivos de Outras Regiões ou Países

BLOCO 4 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS


1. Os seus Itinerários

• Descrever os seus itinerários diários (casa/escola, lojas…). 
• Localizar os pontos de partida e chegada. 
• Traçar o itinerário na planta do bairro ou da localidade.

2. Os Meios de Comunicação 
• Distinguir diferentes tipos de transportes utilizados na sua comunidade. 
• Conhecer outros tipos de transportes. 
• Reconhecer tipos de comunicação pessoal (correio, telefone…).
• Reconhecer tipos de comunicação social (jornais, rádio, televisão…).

BLOCO 5 — À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS



1. Realizar Experiências com alguns Materiais e Objetos de Uso Corrente

(sal, açúcar, vidro, madeira, barro, areia, cortiça, papel, cera, objectos variados…) 
• Comparar materiais segundo algumas das suas propriedades (flexibilidade, resistência, solubilidade, dureza, transparência, combustibilidade…). 
• Agrupar materiais segundo essas propriedades.
• Relacionar essas propriedades com a utilidade dos materiais. 
• Identificar a sua origem (natural/artificial). 

2. Realizar Experiências com o Ar

• Reconhecer a existência do ar (balões, seringas…). 
• Reconhecer que o ar tem peso (usar balões e bolas com ar e vazios). 
• Experimentar o comportamento de objectos em presença de ar quente e de ar frio (objectos leves sobre um calorífero, balões de S. João…).

3. Manusear Objetos em Situações Concretas

(tesoura, martelo, sacho, serrote, máquina de escrever, gravador, lupa, agrafador, furador…) 
• Reconhecer a sua utilidade. 
• Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário