BLOCO 1 — À DESCOBERTA DE SI MESMO
1. A sua Naturalidade e Nacionalidade
• Distinguir freguesia/concelho/distrito/país.
2. O seu Corpo
• Identificar fenómenos relacionados com algumas das funções vitais:
• — digestão (sensação de fome, enfartamento…);
• — circulação (pulsação, hemorragias…);
• — respiração (movimentos respiratórios, falta de ar…).
• Conhecer as funções vitais (digestiva, respiratória, circulatória, excretora,
reprodutora/sexual).
• Conhecer alguns órgãos dos aparelhos correspondentes (boca, estômago, intestinos, coração, pulmões, rins, genitais):
• — localizar esses órgãos em representações do corpo humano.
• Reconhecer situações agradáveis e desagradáveis e diferentes possibilidades
de reacção (calor, frio, fome, conforto, dor…).
• Reconhecer estados psíquicos e respectivas reacções físicas (alegria/riso,
tristeza/choro, medo/tensão…).
• Reconhecer alguns sentimentos (amor, amizade…) e suas manifestações
(carinho, ternura, zanga…).
3. A Saúde do seu Corpo
• Reconhecer a importância do ar puro e do sol para a saúde.
• Identificar perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
4. A Segurança do seu Corpo
• Conhecer algumas regras de primeiros socorros:
• — mordeduras de animais;
• — hemorragias.
BLOCO 2 — À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
BLOCO 3 — À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL
1. Os Membros da sua Família
• Estabelecer relações de parentesco (tios, primos, sobrinhos…):
• — construir uma árvore genealógica simples (até à 3.a geração — avós).
2. O Passado Familiar mais Longínquo
• Reconhecer datas e factos significativos da história da família:
• — localizar numa linha de tempo.
• Reconhecer locais importantes para a história da família:
• — localizar esses locais em mapas ou plantas.
• Conhecer unidades de tempo: a década.
3. O Passado do Meio Local
• Identificar figuras da história local presentes na toponímia, estatuária, tradição
oral…
• Conhecer factos e datas importantes para a história local (origem da povoação, concessão de forais, batalhas, lendas históricas…).
• Conhecer vestígios do passado local:
• — construções (habitações, castelos, moinhos, antigas fábricas, igrejas,
monumentos pré-históricos, pontes, solares, pelourinhos…);
• — alfaias e instrumentos antigos e actividades a que estavam ligados;
• — costumes e tradições locais (festas, jogos tradicionais, medicina
popular, trajes, gastronomia…);
• — feriado municipal (acontecimento a que está ligado).
• Reconhecer a importância do património histórico local.
4. Conhecer Costumes e Tradições de Outros Povos
5. Reconhecer Símbolos Locais (Bandeiras e Brasões)
• Da freguesia.
• Do concelho.
• Do distrito.
6. Conhecer Símbolos Regionais (Bandeiras e Hinos Regionais)
• Dos Açores.
• Da Madeira.
7. Outras Culturas da sua Comunidade
• Conhecer aspectos da cultura das minorias que eventualmente habitem
na localidade ou bairro (costumes, língua, gastronomia, música…).
BLOCO 3 — À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL
1. Os Seres Vivos do Ambiente Próximo
• Comparar e classificar plantas segundo alguns critérios, tais como: cor da
flor, forma da folha, folha caduca ou persistente, forma da raiz, plantas
comestíveis e não comestíveis… (constituição de um herbário).
• Realizar experiências e observar formas de reprodução das plantas (germinação
das sementes, reprodução por estaca…).
• Reconhecer a utilidade das plantas (alimentação, mobiliário, fibras vegetais…).
• Comparar e classificar animais segundo as suas características externas e
modo de vida.
• Identificar alguns factores do ambiente que condicionam a vida das plantas
e dos animais (água, ar, luz, temperatura, solo) — realizar experiências.
• Construir cadeias alimentares simples.
2. Aspetos Físicos do Meio Local
• Recolher amostras de diferentes tipos de solo:
• — identificar algumas das suas características (cor, textura, cheiro, permeabilidade);
• — procurar o que se encontra no solo (animais, pedras, restos de seres
vivos).
• Recolher amostras de rochas existentes no ambiente próximo:
• — identificar algumas das suas características (cor, textura, dureza…);
• — reconhecer a utilidade de algumas rochas.
• Distinguir formas de relevo existentes na região (elevações, vales, planícies…):
• — observar directamente e indirectamente (fotografias, ilustrações…);
• — localizar em mapas.
• Distinguir meios aquáticos existentes na região (cursos de água, oceano, lagoas…):
• — localizar em mapas;
• Distinguir meios aquáticos existentes na região (cursos de água, oceano, lagoas…):
• — localizar em mapas;
• — reconhecer nascente, foz, margem direita e esquerda, afluentes.
3. Os Astros
• Reconhecer o Sol como fonte de luz e calor.
• Verificar as posições do Sol ao longo do dia (nascente/sul/poente).
• Conhecer os pontos cardeais.
• Distinguir estrelas de planetas (Sol — estrela; Lua — planeta).
BLOCO 4 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
1. Os seus Itinerários
• Descrever itinerários não diários (passeios, visitas de estudo, férias…).
• Localizar os pontos de partida e de chegada.
• Traçar os itinerários em plantas ou mapas.
2. Localizar Espaços em Relação a um Ponto de Referência
• Identificar processos de orientação (sol, bússola…).
• Conhecer os pontos cardeais.
3. Os Diferentes Espaços do seu Bairro ou da sua Localidade
(habitação, comércio, lazer…)
• Reconhecer as funções desses espaços.
• Representar esses espaços (desenhos, pinturas…).
• Localizar esses espaços numa planta do bairro ou da localidade.
4. Deslocações dos Seres Vivos
• Reconhecer que as pessoas se deslocam (para a escola, para o trabalho,
para férias…).
• Reconhecer as deslocações dos animais (andorinhas, rolas, cegonhas…):
• — para onde vão, quando partem, quando voltam.
5. O Comércio Local
• Contactar, observar e descrever diferentes locais de comércio
(supermercado, mercearia, sapataria, praça, feira…):
• — o que vendem;
• — onde se abastecem;
• — como se transportam os produtos;
• — como se conservam os produtos alimentares;
• — como se vendem (condições de armazenamento e manuseamento…);
• — reconhecer menções obrigatórias nos produtos (composição, validade,
modo de emprego…);
• — reconhecer a importância do recibo e/ou factura.
6. Meios de Comunicação
• Investigar sobre a evolução dos transportes.
• Investigar sobre a evolução das comunicações (pessoais e sociais).
BLOCO 5 — À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS~
1. Realizar Experiências com a Luz
• Identificar fontes luminosas.
• Observar a passagem da luz através de objectos transparentes (lentes,
prismas, água…).
• Observar a intersecção da luz pelos objectos opacos — sombras.
• Realizar jogos de luz e sombra e sombras chinesas.
• Observar e experimentar a reflexão da luz em superfícies polidas (espelhos…).
2. Realizar Experiências com Ímanes
• Realizar jogos com ímanes.
• Observar o comportamento dos materiais em presença de um íman
(atracção ou não atracção, repulsão).
• Magnetizar objectos metálicos (pregos, alfinetes…).
• Construir uma bússola.
3. Realizar Experiências de Mecânica
• Realizar experiências com alavancas, quebra-nozes, tesouras… (forças).
• Realizar experiências e construir balanças, baloiços, mobiles… (equilíbrio).
• Realizar experiências com roldanas e rodas dentadas (transmissão do
movimento).
• Realizar experiências com molas e elásticos (elasticidade).
• Realizar experiências com pêndulos (movimentos).
4. Manusear Objetos em Situações Concretas
(tesoura, martelo, sacho, serrote, máquina fotográfica e de escrever, gravador,
retroprojetor, projector de diapositivos, lupa, bússola, microscópio…)
• Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização e conservação.
• Reconhecer a importância da leitura das instruções e/ou normas de utilização.
BLOCO 6 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE
1. A Agricultura do Meio Local
• Fazer o levantamento dos principais produtos agrícolas da região.
• Reconhecer a agricultura como fonte de matérias-primas (trigo/farinha,
tomate/concentrado, uvas/vinho…).
• Identificar alguns factores naturais com influência na agricultura (clima,
solo, relevo).
• Fazer o levantamento de algumas técnicas utilizadas pelo homem para
superar dificuldades originadas por factores naturais (estufas, rega,
socalcos, adubação…).
• Investigar algumas técnicas tradicionais e modernas e instrumentos que
lhe estão associados (lavra-arado/tractor, rega/picota, nora/aspersão…).
• Observar o ritmo dos trabalhos agrícolas ao longo do ano (sementeiras,
mondas, colheitas…).
• Identificar alguns perigos para o homem e para o ambiente resultantes
do uso de produtos químicos na agricultura (cuidados a ter com o uso de
pesticidas, herbicidas, adubos químicos…).
2. A Criação de Gado no Meio Local
• Fazer o levantamento das principais espécies animais criadas na região.
• Distinguir entre exploração pecuária familiar e industrial (n.o de animais,
como vivem e se alimentam, cuidados sanitários…).
• Reconhecer a criação de gado como fonte de alimentos.
• Reconhecer a criação de gado como fonte de matérias-primas (lacticínios, salsicharia,
cortumes…).
• Relacionar algumas actividades com a criação de gado (pastorícia, tosquia…).
• Identificar alguns problemas de poluição provocados pela criação de gado.
3. A Exploração Florestal do meio Local
• Fazer o levantamento das principais espécies florestais da região.
• Identificar alguns produtos derivados da floresta da região.
• Reconhecer a floresta como fonte de matérias-primas (madeira, resina,
cortiça…).
• Relacionar algumas actividades com a exploração florestal (serrações,
descorticagem…).
• Conhecer algumas normas de prevenção de incêndios florestais.
4. A Atividade Piscatória no Meio Local
• Fazer o levantamento de locais de pesca da região (mar, rios, lagoas, albufeiras).
• Fazer o levantamento das principais espécies pescadas na região (peixes,
crustáceos, bivalves…).
• Reconhecer a pesca como fonte de alimentos.
• Reconhecer a pesca como fonte de matérias-primas (conservas, farinha
de peixe…).
• Reconhecer formas de criação de peixes em cativeiro (viveiros de trutas,
achigãs…).
• Identificar alguns factores que podem pôr em perigo as espécies aquáticas
(poluição, pesca excessiva…).
• Fazer o levantamento de algumas técnicas de pesca (tipo de barcos, de
redes…).
• Reconhecer formas de comercialização e conservação do pescado (lotas,
redes de frio…).
• Fazer o levantamento de outras actividades ligadas aos meios aquáticos
(extracção de sal, apanha de algas).
5. A Exploração Mineral do Meio Local
• Fazer o levantamento de locais de exploração mineral (mina, pedreiras,
areeiros…).
• Fazer o levantamento dos principais produtos minerais da região.
• Reconhecer a exploração mineral como fonte de matérias-primas (construção,
indústria…).
• Identificar alguns perigos para o homem e para o ambiente decorrentes
da exploração mineral (poluição provocada pelas pedreiras, silicose dos
mineiros…).
6. A Indústria do Meio Local
• Fazer o levantamento das indústrias existentes no meio local.
• Identificar algumas matérias-primas usadas nessas indústrias (de onde
vêm, como vêm…).
• Identificar fontes de energia utilizadas na sua transformação.
• Identificar a mão-de-obra e observar a maquinaria utilizada.
• Identificar para onde vão e como vão os produtos finais.
• Reconhecer as indústrias como fontes de poluição (atmosférica, aquática, sonora…).
7. O Turismo no Meio Local
• Identificar alguns factores de atracção turística (praias, parques naturais,
termas, monumentos…).
• Reconhecer algumas infra-estruturas turísticas da região (hotéis, parques
de campismo, restaurantes…).
• Discutir vantagens e desvantagens do turismo para a região.
8. As Construções do Meio Local
• Observar edifícios construídos e em diversas fases de construção.
• Identificar materiais utilizados na sua construção.
• Identificar profissões envolvidas na sua construção.
• Reconhecer funções dos edifícios (habitação, comércio, teatro, locais de
culto, indústrias…).
• Reconhecer outras construções (pontes, estradas, portos, caminhos-de-ferro, barragens…).
• Reconhecer a importância e a necessidade do saneamento básico e do
abastecimento de água.
• Reconhecer a importância e a necessidade dos espaços de lazer (jardins,
recintos desportivos, cinemas…).
9. Investigar Sobre as Construções de Outras Regiões ou Países
Sem comentários:
Enviar um comentário