3º ANO

BLOCO 1 — À DESCOBERTA DE SI MESMO


1. A sua Naturalidade e Nacionalidade

• Distinguir freguesia/concelho/distrito/país. 

2. O seu Corpo

• Identificar fenómenos relacionados com algumas das funções vitais: 
• — digestão (sensação de fome, enfartamento…);
• — circulação (pulsação, hemorragias…);
• — respiração (movimentos respiratórios, falta de ar…). 
• Conhecer as funções vitais (digestiva, respiratória, circulatória, excretora, reprodutora/sexual). 
• Conhecer alguns órgãos dos aparelhos correspondentes (boca, estômago, intestinos, coração, pulmões, rins, genitais): 
• — localizar esses órgãos em representações do corpo humano. 
• Reconhecer situações agradáveis e desagradáveis e diferentes possibilidades de reacção (calor, frio, fome, conforto, dor…). 
• Reconhecer estados psíquicos e respectivas reacções físicas (alegria/riso, tristeza/choro, medo/tensão…). 
• Reconhecer alguns sentimentos (amor, amizade…) e suas manifestações (carinho, ternura, zanga…). 

3. A Saúde do seu Corpo

• Reconhecer a importância do ar puro e do sol para a saúde. 
• Identificar perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

4. A Segurança do seu Corpo

• Conhecer algumas regras de primeiros socorros: 
• — mordeduras de animais; 
• — hemorragias.

BLOCO 2 — À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES


1. Os Membros da sua Família

• Estabelecer relações de parentesco (tios, primos, sobrinhos…):
• — construir uma árvore genealógica simples (até à 3.a geração — avós).

2. O Passado Familiar mais Longínquo

• Reconhecer datas e factos significativos da história da família: 
• — localizar numa linha de tempo. 
• Reconhecer locais importantes para a história da família: 
• — localizar esses locais em mapas ou plantas.
• Conhecer unidades de tempo: a década.

3. O Passado do Meio Local

• Identificar figuras da história local presentes na toponímia, estatuária, tradição oral…
• Conhecer factos e datas importantes para a história local (origem da povoação, concessão de forais, batalhas, lendas históricas…). 
• Conhecer vestígios do passado local: 
• — construções (habitações, castelos, moinhos, antigas fábricas, igrejas, monumentos pré-históricos, pontes, solares, pelourinhos…);
• — alfaias e instrumentos antigos e actividades a que estavam ligados; 
• — costumes e tradições locais (festas, jogos tradicionais, medicina popular, trajes, gastronomia…); 
• — feriado municipal (acontecimento a que está ligado). 
• Reconhecer a importância do património histórico local.

4. Conhecer Costumes e Tradições de Outros Povos

5. Reconhecer Símbolos Locais (Bandeiras e Brasões)

• Da freguesia. 
• Do concelho. 
• Do distrito. 

6. Conhecer Símbolos Regionais (Bandeiras e Hinos Regionais)

• Dos Açores. 
• Da Madeira. 

7. Outras Culturas da sua Comunidade

• Conhecer aspectos da cultura das minorias que eventualmente habitem na localidade ou bairro (costumes, língua, gastronomia, música…).

BLOCO 3 — À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL


1. Os Seres Vivos do Ambiente Próximo 

• Comparar e classificar plantas segundo alguns critérios, tais como: cor da flor, forma da folha, folha caduca ou persistente, forma da raiz, plantas comestíveis e não comestíveis… (constituição de um herbário). 
• Realizar experiências e observar formas de reprodução das plantas (germinação das sementes, reprodução por estaca…). 
• Reconhecer a utilidade das plantas (alimentação, mobiliário, fibras vegetais…). • Comparar e classificar animais segundo as suas características externas e modo de vida.
 • Identificar alguns factores do ambiente que condicionam a vida das plantas e dos animais (água, ar, luz, temperatura, solo) — realizar experiências. 
• Construir cadeias alimentares simples. 

2. Aspetos Físicos do Meio Local

• Recolher amostras de diferentes tipos de solo: 
• — identificar algumas das suas características (cor, textura, cheiro, permeabilidade); 
• — procurar o que se encontra no solo (animais, pedras, restos de seres vivos). • Recolher amostras de rochas existentes no ambiente próximo: 
• — identificar algumas das suas características (cor, textura, dureza…); 
• — reconhecer a utilidade de algumas rochas. 
• Distinguir formas de relevo existentes na região (elevações, vales, planícies…):
• — observar directamente e indirectamente (fotografias, ilustrações…);
• — localizar em mapas. 
• Distinguir meios aquáticos existentes na região (cursos de água, oceano, lagoas…): 



• — localizar em mapas;   
• — reconhecer nascente, foz, margem direita e esquerda, afluentes.

3. Os Astros 

• Reconhecer o Sol como fonte de luz e calor. 
• Verificar as posições do Sol ao longo do dia (nascente/sul/poente). 
• Conhecer os pontos cardeais. 
• Distinguir estrelas de planetas (Sol — estrela; Lua — planeta).

BLOCO 4 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS


1. Os seus Itinerários

• Descrever itinerários não diários (passeios, visitas de estudo, férias…). 
• Localizar os pontos de partida e de chegada. 
• Traçar os itinerários em plantas ou mapas. 

2. Localizar Espaços em Relação a um Ponto de Referência

• Identificar processos de orientação (sol, bússola…). 
• Conhecer os pontos cardeais. 

3. Os Diferentes Espaços do seu Bairro ou da sua Localidade

 (habitação, comércio, lazer…) 
• Reconhecer as funções desses espaços. 
• Representar esses espaços (desenhos, pinturas…). 
• Localizar esses espaços numa planta do bairro ou da localidade.

4. Deslocações dos Seres Vivos

• Reconhecer que as pessoas se deslocam (para a escola, para o trabalho, para férias…).
• Reconhecer as deslocações dos animais (andorinhas, rolas, cegonhas…): 
• — para onde vão, quando partem, quando voltam. 

5. O Comércio Local

• Contactar, observar e descrever diferentes locais de comércio (supermercado, mercearia, sapataria, praça, feira…): 
• — o que vendem;
• — onde se abastecem; 
• — como se transportam os produtos;
• — como se conservam os produtos alimentares; 
• — como se vendem (condições de armazenamento e manuseamento…);
• — reconhecer menções obrigatórias nos produtos (composição, validade, modo de emprego…); 
• — reconhecer a importância do recibo e/ou factura.

6. Meios de Comunicação

• Investigar sobre a evolução dos transportes. 
• Investigar sobre a evolução das comunicações (pessoais e sociais).

BLOCO 5 — À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS~


1. Realizar Experiências com a Luz

• Identificar fontes luminosas.
• Observar a passagem da luz através de objectos transparentes (lentes, prismas, água…). 
• Observar a intersecção da luz pelos objectos opacos — sombras.
• Realizar jogos de luz e sombra e sombras chinesas.
• Observar e experimentar a reflexão da luz em superfícies polidas (espelhos…).

2. Realizar Experiências com Ímanes

• Realizar jogos com ímanes. 
• Observar o comportamento dos materiais em presença de um íman (atracção ou não atracção, repulsão). 
• Magnetizar objectos metálicos (pregos, alfinetes…). 
• Construir uma bússola. 

3. Realizar Experiências de Mecânica

• Realizar experiências com alavancas, quebra-nozes, tesouras… (forças). 
• Realizar experiências e construir balanças, baloiços, mobiles… (equilíbrio). 
• Realizar experiências com roldanas e rodas dentadas (transmissão do movimento). 
• Realizar experiências com molas e elásticos (elasticidade). 
• Realizar experiências com pêndulos (movimentos). 

4. Manusear Objetos em Situações Concretas

(tesoura, martelo, sacho, serrote, máquina fotográfica e de escrever, gravador, retroprojetor, projector de diapositivos, lupa, bússola, microscópio…) 
• Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização e conservação. 
• Reconhecer a importância da leitura das instruções e/ou normas de utilização.

BLOCO 6 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE


1. A Agricultura do Meio Local

• Fazer o levantamento dos principais produtos agrícolas da região. 
• Reconhecer a agricultura como fonte de matérias-primas (trigo/farinha, tomate/concentrado, uvas/vinho…).
• Identificar alguns factores naturais com influência na agricultura (clima, solo, relevo). 
• Fazer o levantamento de algumas técnicas utilizadas pelo homem para superar dificuldades originadas por factores naturais (estufas, rega, socalcos, adubação…). 
• Investigar algumas técnicas tradicionais e modernas e instrumentos que lhe estão associados (lavra-arado/tractor, rega/picota, nora/aspersão…). 
• Observar o ritmo dos trabalhos agrícolas ao longo do ano (sementeiras, mondas, colheitas…). 
• Identificar alguns perigos para o homem e para o ambiente resultantes do uso de produtos químicos na agricultura (cuidados a ter com o uso de pesticidas, herbicidas, adubos químicos…). 

2. A Criação de Gado no Meio Local

• Fazer o levantamento das principais espécies animais criadas na região. 
• Distinguir entre exploração pecuária familiar e industrial (n.o de animais, como vivem e se alimentam, cuidados sanitários…). 
• Reconhecer a criação de gado como fonte de alimentos. 
• Reconhecer a criação de gado como fonte de matérias-primas (lacticínios, salsicharia, cortumes…). 
• Relacionar algumas actividades com a criação de gado (pastorícia, tosquia…). • Identificar alguns problemas de poluição provocados pela criação de gado. 

3. A Exploração Florestal do meio Local

• Fazer o levantamento das principais espécies florestais da região.
• Identificar alguns produtos derivados da floresta da região.
• Reconhecer a floresta como fonte de matérias-primas (madeira, resina, cortiça…). 
• Relacionar algumas actividades com a exploração florestal (serrações, descorticagem…). 
• Conhecer algumas normas de prevenção de incêndios florestais. 

4. A Atividade Piscatória no Meio Local

• Fazer o levantamento de locais de pesca da região (mar, rios, lagoas, albufeiras).
• Fazer o levantamento das principais espécies pescadas na região (peixes, crustáceos, bivalves…).
• Reconhecer a pesca como fonte de alimentos. 
• Reconhecer a pesca como fonte de matérias-primas (conservas, farinha de peixe…). 
• Reconhecer formas de criação de peixes em cativeiro (viveiros de trutas, achigãs…). 
• Identificar alguns factores que podem pôr em perigo as espécies aquáticas (poluição, pesca excessiva…). 
• Fazer o levantamento de algumas técnicas de pesca (tipo de barcos, de redes…). 
• Reconhecer formas de comercialização e conservação do pescado (lotas, redes de frio…). 
• Fazer o levantamento de outras actividades ligadas aos meios aquáticos (extracção de sal, apanha de algas). 

5. A Exploração Mineral do Meio Local

• Fazer o levantamento de locais de exploração mineral (mina, pedreiras, areeiros…).
• Fazer o levantamento dos principais produtos minerais da região. 
• Reconhecer a exploração mineral como fonte de matérias-primas (construção, indústria…). 
• Identificar alguns perigos para o homem e para o ambiente decorrentes da exploração mineral (poluição provocada pelas pedreiras, silicose dos mineiros…). 

6. A Indústria do Meio Local

• Fazer o levantamento das indústrias existentes no meio local. 
• Identificar algumas matérias-primas usadas nessas indústrias (de onde vêm, como vêm…).
• Identificar fontes de energia utilizadas na sua transformação. 
• Identificar a mão-de-obra e observar a maquinaria utilizada. 
• Identificar para onde vão e como vão os produtos finais. 
• Reconhecer as indústrias como fontes de poluição (atmosférica, aquática, sonora…). 

7. O Turismo no Meio Local

• Identificar alguns factores de atracção turística (praias, parques naturais, termas, monumentos…). 
• Reconhecer algumas infra-estruturas turísticas da região (hotéis, parques de campismo, restaurantes…). 
• Discutir vantagens e desvantagens do turismo para a região. 

8. As Construções do Meio Local

• Observar edifícios construídos e em diversas fases de construção. 
• Identificar materiais utilizados na sua construção.
• Identificar profissões envolvidas na sua construção. 
• Reconhecer funções dos edifícios (habitação, comércio, teatro, locais de culto, indústrias…). 
• Reconhecer outras construções (pontes, estradas, portos, caminhos-de-ferro, barragens…). 
• Reconhecer a importância e a necessidade do saneamento básico e do abastecimento de água. 
• Reconhecer a importância e a necessidade dos espaços de lazer (jardins, recintos desportivos, cinemas…). 

9. Investigar Sobre as Construções de Outras Regiões ou Países

Sem comentários:

Enviar um comentário